Dicas e sugestões para viajar no estrangeiro

Para ajudar a preparar-te para a tua próxima viagem, segue uma lista com elementos que não te podes esquecer:



Prepara os teus documentos
Certifica-te de que teu cartão de cidadão ou passaporte é válido por 6 meses após a data de retorno, existem muitos países a exigem isso;
Tem todos os teus documentos de reserva organizados para a viagem. Eu faço uma pasta com todos os meus documentos para cada reserva e mantenho-os na ordem em que preciso deles;
Imprime as informações do teu país a respeito do que fazer no caso de perderes ou roubarem o teu passaporte;
Antes de saíres de casa, dá uma cópia do seu itinerário a um membro da tua família que não vai viajar, de forma a saberem para onde vais  e entrar em contato contigo a qualquer momento.

Faça o teu dinheiro trabalhar por ti!
Utilize o teu cartão Multibanco ou Revolut para levantar dinheiro ou o cartão de crédito fazer compras;
Certifica-te de que o teu cartão de crédito ou cartão de débito funcionam do destino da tua viagem;
Converte algum do teu dinheiro para a moeda estrangeira, caso não consigas encontrar um multibanco imediatamente; 
Leva sempre algum dinheiro vivo, para alguma emergência.

Antes de partir - reconfirma tudo!
Antes de partir, volta a confirmar todos os teus planos da viagem;
Verifica se já efetuaste o teu check-in online e com quanto tempo de antecedência tens que estar no aeroporto, de forma a passar na segurança e despachar as malas.

Outros itens a não esquecer!
Caso tenhas animais de estimação, providenciar cuidados e alimentação necessários;
Caso tenhas confiança suficiente, avisa os teus vizinhos que vais viajar durante algum tempo de forma a poderem avisar em caso de visitas inesperadas;
Considera fechar a canalização da tua casa para evitar algum vazamento, enquanto estiveres a viajar;
Certifica-te de que tens todas as tuas contas saldadas, para evitar alguma surpresa negativa quando regressares;
Envia uma cópia do teu itinerário, incluindo números de telefone do hotel ou sites para que a tua família e amigos estejam a par dos teus planos.

A SABER ANTES DE PARTIR
Hotéis 
A indústria hoteleira e hospitalidade no estrangeiro pode ser centenária e os seus hotéis refletem geralmente as variadas tradições e normas dos respetivos países. Embora sejam confortáveis, esteja preparado para as diferenças e não espere que os hotéis sejam iguais ao do seu país natal. Os quartos individuais nessas regiões geralmente são menores do que nos hotéis dos EUA. Além disso, ao reservar um quarto triplo, a terceira cama pode ser uma cama dobrável.

Checkout do Hotel
Todas as vezes que você fizer o checkout de um hotel, verifique teu quarto antes de sair. Abra todas as gavetas, olha para debaixo da cama e para atrás da porta, incluindo para o banheiro. A devolução dos itens esquecidos é quase impossível.

Passaportes
Leva o teu passaporte sempre que saíres de forma a garantir que nãos perdes ou não te roubam no próprio hotel. Para maior segurança, certifica-te que tens uma cópia do teu passaporte na sua mala. Não te assuste se o hotel pedir o teu passaporte. Às vezes, os hotéis precisam guardar o teu passaporte durante a noite para cumprir as regras locais.

Ligações tefelónicas
Quase todos os hotéis adicionarão uma taxa de serviço ao custo de qualquer chamada telefônica que fizeres do teu quarto. Essa cobrança pode ser alta, principalmente para chamadas internacionais. Certifica-te que entras em contacto com a tua companhia telefónica para saber se eles dispõem um plano internacional. Além disso, se não estiveres a utilizar um plano internacional no teu telefone, desativa os dados do telemóvel para restringir todos os dados do WiFi, inclusive, deverias utilizar o modo de voo sempre que não estiveres com a WiFi ligada.

Corrente elétrica
As correntes elétricas variam nos vários continentes. Alguns aparelhos têm dupla voltagem, mas caso não tenham,  deves ter em consideração o tempo de carregamento. Além disso, as tomadas são diferentes em todos os lugares, por isso é sempre bom teres um adaptador elétrico universal de viagem antes de partires para evitar surpresas.

Dicas de embalagem
Certifica-te que levas os teus medicamentos e uma muda de roupa guardadas na tua bagagem de mão, caso a tua bagagem de porão se atrase. Mantém todas as cópias de prescrições médicas, bilhetes, passaportes etc. separadas dos originais em caso de perda. Guarda esses tipos de documentos importantes contigo ou na tua bagagem de mão – não os guardes na tua mala.
Certifica-te de que os teus artigos de higiene estão embalados na tua bagagem de porão. Só podes levar itens que caibam num saco de ziplock grande e que contenham líquidos com menos de 100 ml, sabe mais aqui.
Em vez de trazeres um guarda-chuva, é melhor que todos tenham o seu guarda-chuva dobrável. Se a chuva ocorrer num tempo ameno, eliminará a necessidade de levar uma capa de chuva.

Bagagem
Usa roupas confortáveis, que são combinadas com outras peças. Utilizar a mesma peça mais do que uma vez faz com que a bagagem se torne mais leve. Se usar roupas confortáveis, estará mais relaxado e aguentará mais horas de passeio. Não há nada pior do que pés doridos ao final do dia. Certifica-te de trazer um par de sapatos confortáveis e maleáveis para caminhadas diurnas. Em muitas cidades, o estacionamento é restrito, o transporte privado é caro e poderás ter que andar vários quarteirões para ver os principais monumentos. Lembre-te que quando visitares museus e outros locais de interesse, estarás de pé durante longos períodos de tempo.
Relativamente aos acessórios, tenta levar bijuteria com um valor monetário e sentimental inferior e deixar em casa aqueles que valorizas mais para evitar perdê-los.

E agora, o que estás à espera para a tua próxima viagem? Porque o melhor da vida é viajar!

Não percas este artigo que podes gostar de ler:

Comentários

  1. É sempre bom saber estás indicações... Assim estarei preparada.

    ResponderEliminar
  2. Uah que massa! É sempre legal saber essas coisas. Obrigado viu

    ResponderEliminar

Publicar um comentário